USO PROLONGADO DE CORTICOIDES – Blut's
30.04.2020

USO PROLONGADO DE CORTICOIDES

Cortisol é um hormônio esteroide produzido naturalmente pelo corpo nas glândulas adrenais de forma constante sendo benéfico ao organismo, os corticoesteroides são medicamentos sintéticos derivados deste hormônio. Esses fármacos possuem ação anti inflamatória e capacidade de modular o sistema imune fazendo imunossupressão, sendo usado como tratamento em doenças auto-imunes, alergias, inflamações, entre outras patologias.
Muitos desses tratamentos necessitam ser feitos por longos períodos, e nesses casos os corticoesteroides levam a alterações no organismo animal, como aumento de peso, abaulamento abdominal, queda de pelo, aumento no apetite e na ingestão de água. Tais alterações culminam no aparecimento de patologias como pancreatite, diabetes, úlceras e outras doenças renais ou hepáticas.
Por isso é recomendado que sejam realizados exames rotineiramente enquanto se faz o uso de corticoides, como ultrassonografias abdominais e check-up sanguíneos, especialmente a verificação das enzimas alanina aminotransferase (ALT), fosfatase alcalina (FA) e gama-glutamiltransferase (GGT), para investigar o funcionamento do fígado.

×