É NORMAL MEU PET COMER POUCO NO VERÃO? – Blut's
10.01.2018

É NORMAL MEU PET COMER POUCO NO VERÃO?

É muito comum que cães e gatos comam menos em épocas de calor intenso. Mesmo assim, os tutores sempre ficam preocupados ao verem seus companheiros recusando ração ou petiscos. Às vezes, a recusa é seguida de vômito ou fezes moles. E a primeira reação é pensar que o pet está doente.

Altas temperaturas costumam ser um desafio para os bichinhos. Eles (e seu organismo também!) precisam se adaptar ao verão. É por isso que os pets comem menos nessa época do ano, sendo esse um comportamento natural para manter a saúde equilibrada.

O calor diminui a vontade do cão ou gato de correr e brincar, fazendo com que o corpo não necessite de tanta energia. Além disso, a digestão é um processo fisiológico que produz muito calor, pois exige concentração de sangue no aparelho digestivo. Com as temperaturas elevadas, o animal precisa focar em resfriar o corpo, destinando o sangue a esse objetivo. Ao perceber que as duas funções estão em conflito, o pet, instintivamente, opta por não comer tanto. Se ele seguir a rotina de alimentação a que está acostumado, provavelmente a refeição ficará um bom tempo parada no estômago, trazendo mal-estar. É por isso que, às vezes, o bichinho acaba tendo reações como vômitos esporádicos e fezes amolecidas.

A digestão é um processo fisiológico que produz muito calor e que exige bastante do organismo.

Aqui listamos algumas dicas para você ajudar seu bichinho a se adaptar ao verão e ao calor escaldante. No entanto, se os sintomas se acentuarem, com vômitos frequentes, diarreias e prostração excessiva, é importante que você leve seu companheiro a uma consulta com o médico veterinário.

Não force comida. Lembre-se do mecanismo natural de defesa do animal.

Ofereça água fresca e coloque cubinhos de gelo na água ou dê diretamente para o pet. Ele vai se hidratar e se divertir ao mesmo tempo.

Ofereça ração úmida. As rações de latinha são ótimas para essas ocasiões, já que a ração seca costuma ser pouco apetitosa em dias de calor. Você pode alternar os dois tipos. No entanto, é importante consultar o médico veterinário antes, pois as rações úmidas são bastante calóricas e podem deixar as fezes do bichinho ainda mais moles.

Dê frutas geladinhas, como pera, melão, maçã e banana. Evite as ácidas, como laranja e abacaxi, e nunca ofereça uvas, pois elas são extremamente prejudiciais ao sistema renal dos bichinhos.

• Providencie ar-condicionado ou ventilador. Os pets sentem tanto calor quanto a gente, e também precisam de ambientes frescos para passar o dia.

Ofereça as refeições em horários de temperatura mais amena. Início da manhã e à noite são os melhores momentos.

Faça sorvetes para o pet. Isso mesmo! Bata no liquidificar água, iogurte natural e frutas e congele em forminhas de gelo. Você também pode fazer isso com caldo de galinha sem sal, feito em casa. Assim, seu bichinho repõe os nutrientes e também se refresca.

 

×