Exame de Cálcio em Animais – Blut's
13.12.2019

Exame de Cálcio em Animais

 A falta ou o excesso do cálcio representam um risco a vida do animal e podem ser causadas por diversos fatores, como patologias renais ou endócrinas e dieta inadequada.

Existem dois exames que medem a concentração sanguínea, também chamada de sérica: o cálcio e o cálcio ionizado. A concentração de cálcio quantifica o total de cálcio que existe na circulação, tanto a porção livre quanto a que fica ligada a outras moléculas que em sua maioria são proteínas como a albumina.

 

Enquanto o cálcio ionizado mede apenas a porção livre do cálcio, chamada de ionizada, que é a porção que participa ativamente dos processos corporais e consiste em 45% do cálcio total. Esse exame é mais oneroso, porém é mais específico e é realizado na Blut’s através de eletrodo íon-seletivo (potenciometria).

 

Em animais sadios as duas porções são proporcionais, porém alguns distúrbios podem causar o aumento/queda de um ou ambos. Cabe ao médico veterinário responsável decidir qual é dos exames trará dados mais valiosos para o quadro do animal.

×