O que é Citologia? – Blut's
23.10.2019

O que é Citologia?

O que é Citologia?

Citologia é o estudo das células. A equipe Blut’s faz isso o tempo todo na avaliação do hemograma, da medula óssea, de líquidos cavitários, e de tecidos em geral.

Quando um paciente apresenta um aumento de volume na pele, tecido subcutâneo, tecido mamário, ou alguma alteração em algum outro órgão interno (observada através de exame de imagem), o clínico pode sugerir a avaliação citológica do local, ou seja, uma biópsia para avaliação das células.

A avaliação citológica de tecidos oferece uma avaliação rápida da patologia tecidual e tem a capacidade de, muitas vezes, oferecer um diagnóstico (ex. se é um câncer ou não), auxiliar no prognóstico (maligno ou benigno), auxiliar nas intervenções terapêuticas diretas (ex. tratar, observar ou fazer cirurgia) e sugerir testes diagnósticos adicionais (ex. histopatologia, cultura bacteriana ou fúngica).

A capacidade da amostra de atingir todos esses objetivos depende de vários fatores como: técnica de coleta adequada, preparação e coloração das lâminas, bem como da natureza e distribuição da lesão e da habilidade / experiência do citologista.

Nos casos mais simples, um raspado de pele, um suabe otológico ou vaginal ou a citologia por aspiração com agulha fina serão as técnicas escolhidas. Em outros casos, será necessário a aspiração por agulha fina guiada por ultrassom, ou até mesmo com acompanhamento de anestesia geral. E ainda existem os casos que apenas a citologia não será possível ou não será o suficiente para determinar o diagnóstico. Seja qual for a situação, a equipe Blut’s pode auxiliar o médico veterinário a decidir a melhor forma de diagnóstico para o paciente.

Além disso, algumas lesões não podem ser diagnosticadas citologicamente, pois pode ser necessária a avaliação da arquitetura tecidual ou quando não há esfoliação das células investigadas. Nestes pacientes, a histopatologia é necessária.    

×