POR QUE CÃES COMEM FEZES? – Blut's
22.02.2018

POR QUE CÃES COMEM FEZES?

Você com certeza conhece ou já viu algum cachorro que come fezes. Mas por que esse comportamento ocorre? O ato de explorar, interagir e abocanhar pequenas porções de fezes é completamente normal em filhotes. Por isso, se você se deparar com um cãozinho ingerindo, esporadicamente, pequenas porções de suas próprias fezes ou das de sua mãe, fique tranquilo. É normal que o filhote queira descobrir o mundo de forma menos convencional.

CAUSAS PARA O CÃO COMER FEZES

CADELAS COM CRIA: cadelas que estão com cria podem ingerir excrementos de seus filhotes. Esse comportamento ocorre porque, no início da vida, os cães necessitam do estímulo materno para evacuarem e, ao estimulá-los, a mãe ingere seus excrementos. Essa também é uma forma de manter o ninho limpo.

FOME: um cão que apresenta condições de má absorção de nutrientes pode buscar suplementação por meio da coprofagia. Uma dieta inadequada também faz com que o bichinho coma fezes, para tentar ingerir mais calorias. Cachorros com polifagia (compulsão alimentar que pode ser causada por doenças) apresentam esse comportamento para tentar saciar seu apetite anormal.

Uma dieta inadequada também faz com que o bichinho coma fezes, para tentar ingerir mais calorias.

BUSCA POR ATENÇÃO: o cão pode perceber que a ingestão de fezes resulta em atenção imediata do tutor e, então, passa a usar esse comportamento para obtê-la. Por isso, devemos sempre ter cuidado em relação à atenção oferecida após ingestão das fezes, pois ela pode reforçar o comportamento indevido.

ANSIEDADE: a coprofagia pode ser um mecanismo usado por um cão ansioso para lidar com sua condição, principalmente se estão faltando estímulos físicos e mentais adequados ao animal.

TRANSTORNO COMPULSIVO: é raro, mas alguns cães apresentam a coprofagia como uma manifestação oral de um transtorno compulsivo.

MEDO: a coprofagia pode ocorrer quando tutores usam técnicas punitivas, como aproximar o rosto do cão dos excrementos e gritar porque ele evacuou no local errado. O bichinho pode associar a punição ao ato de defecar e acabar comendo as fezes para escondê-las e não ser novamente punido.

PREFERÊNCIA: pode ser difícil de entender e até bem nojento para alguns, mas alguns cães podem estar ingerindo fezes simplesmente porque gostam! Elas podem ser atrativas aos animais por causa do cheiro, sabor, textura e outros aspectos. Isso é particularmente comum com fezes de gatos, que, por seu maior teor proteico, são comumente ingeridas pelos próprios felinos.

 

Veja mais:

Quantas vezes por ano devo levar meu pet ao veterinário?
Anemia em cães e gatos: como tratar?
É normal meu pet comer pouco no verão?
Passo a passo para dar banho no cachorro em casa
Cães comem grama?

×