SANGUE OCULTO

A pesquisa de sangue oculto nas fezes é feita para verificar se o está ocorrendo sangramentos pelo trato gastrointestinal do animal de forma pequena, a ponto de não alterar a aparência das fezes. Tais sangramentos podem ocorrer devido a úlceras, parasitas, neoplasias e inflamações, podendo levar a complicações como anemia e perda de peso. Não é recomendado realizar esse exame quando há sangramento evidente nas fezes.

São utilizadas fezes frescas ou refrigeradas, e para realizar esse teste deve ser evitado o consumo de certos alimentos e medicamentos, pois podem interferir no resultado, entre esses alimentos estão carne (vermelha ou branca), brócolis, cenoura, beterraba, mamão e outros alimentos ricos em agentes antioxidantes. Além de medicamentos como anti-inflamatórios e suplementos de ferro. Dessa forma o recomendado é manter o animal com a mesma dieta — evitando os alimentos citados, por 3 dias anteriores ao exame. Outros elementos que podem interferir no exame é a ingestão de sangue devido à lambedura de algum machucado ou secreção sanguinolenta.

Resultados positivos indicam a presença do sangramento e são dados de forma semi quantitativa de acordo como a “força” da reação (traços a 3 +), enquanto resultado negativo não significa que não há sangramento, uma vez que o mesmo pode ser intermitente. A interpretação do resultado e as devidas indicações sobre alteração da dieta do animal ou da retirada de medicamentos para realizar esse exame devem ser feitas por médico veterinário de confiança.

Texto por: Cecília Maieron

CONTATO

Para entrar em contato com o Blut’s Centro de Diagnósticos Veterinários, preencha o formulário abaixo:

    Aceito receber e-mails.Aceito receber mensagens de texto.Li e aceito os termos depolítica de privacidade.
    ×