" /> Tipagem (FENOTIPAGEM) Sanguínea Felina – Blut's
26.01.2020

Tipagem (FENOTIPAGEM) Sanguínea Felina

Os animais, assim como os humanos, também possuem tipos sanguíneos. Nos gatos, o sistema AB é o mais importante até agora e é composto pelos tipos A, B e AB.

Atualmente, a tipagem sanguínea para o sistema AB felino se tornou mais frequente e existem várias doenças que causam anemias graves que exigem como tratamento de suporte a transfusão de sangue. Conheça melhor o teste e saiba mais sobre a tipagem sanguínea em gatos.

OS TIPOS DO SISTEMA AB – O tipo A é o mais comum e abrange cerca de 95% da população felina mundial. É encontrado principalmente em gatos sem raça definida e em siameses. O tipo B abrange, aproximadamente, 4% da população e, segundo estudos, é mais comum em gatos de raças puras, como British Shorthair, Cornish, Devon Rex, Persa e Himalaio. O sangue do tipo AB, por sua vez, é bastante raro. Lembrando que estas proporções podem mudar de acordo com o país.

TRANSFUSÕES – Não há um tipo sanguíneo doador universal entre os felinos, de forma que o exame para descobrir em qual grupo o animal se encaixa é fundamental. Gatos com sangue B não podem receber transfusão de sangue com tipo A. Já felinos do grupo AB não possuem anticorpos contra A ou B, mas podem receber sangue dos tipos A e AB. Os que tem sangue A geralmente possuem baixo nível de anticorpos anti-B, gerando resposta mais branda na primeira transfusão. Caso ocorra a incompatibilidade entre os tipos, as reações vão desde anemia hemolítica grave e choque anafilático até a morte.

ISOERITRÓLISE NEONATAL – Além das transfusões de sangue, a tipagem felina é muito importante no planejamento de um cruzamento para evitar a ocorrência de isoeritrólise neonatal. Esta doença, uma reação imunológica, acontece quando uma gata do tipo sanguíneo B dá à luz a um filhote tipo A ou AB. Depois do nascimento, ao mamar o colostro, os gatinhos recebem anticorpos contra os seus próprios glóbulos vermelhos e podem ir a óbito. A isoeritrólise neonatal pode ser evitada ao impedir o acasalamento entre gatas do tipo B com gatos tipo A ou AB.

EXISTEM OUTROS TIPOS SANGUÍNEOS EM GATOS? Sim, mas ainda não existem reagentes comerciais, portanto antes de qualquer transfusão de sangue a tipagem e a compatibilidade sanguínea são recomendadas.

Caso seu gatinho precise fazer o exame de tipagem sanguínea, procure um laboratório de sua confiança, para que o bichinho não fique estressado com a coleta. O teste é oferecido pelo Blut’s Centro de Diagnósticos Veterinários.

×