Urinálise – Blut's
17.07.2020

Urinálise

Também chamada de exame qualitativo de urina (E.Q.U), é a análise dos componentes da urina, fornecendo informações importantes sobre o trato urinário e certos distúrbios metabólicos, como diabetes e cetose metabólica.

O ideal para a análise é ter o mínimo de 5 ml, e as amostras não refrigeradas devem ser analisadas em até 2 horas, quando refrigerada pode ser analisada após 12 horas, de outra forma o exame não refletirá a condição do animal. É importante ter em mente que o método de coleta influencia o resultado do exame, podendo ser realizada por:

  • Micção natural: Coletada pelo tutor quando o animal for urinar, usando um pote de plástico estéril, geralmente fornecido pelo veterinário responsável pelo animal. Ao interpretar o resultado deve-se ter em mente que esta forma de coleta terá uma porção de células e bactérias pertencentes a uretra e aos genitais.
  • Cateterismo: É realizada por um profissional treinado que introduz uma sonda pela uretra do animal até a bexiga. Por este método ser um pouco traumático costuma haver maior quantidade de células do final do trato urinário.
  • Cistocentese: Esta coleta é feita por um profissional treinado, realizando a introdução de uma agulha na vesícula urinária através da pele do abdomen, devendo ser guiada por ultrassom para evitar lesões no paciente. Desta maneira toda a interferência do final do sistema geniturinário é eliminada, sendo esse método o preferível para realizar a urocultura.

O exame é composto por 3 partes, na primeira parte é verificado o aspecto físico da urina, como a cor e a turbidez; a segunda parte é a análise química onde é verificado a presença de elementos como a glicose, bilirrubina, proteínas, entre outras; a última parte é a análise de sedimento, onde se verifica a presença de bactérias, cristais e células na urina. Existem também exames complementares a urinálise, como a relação proteína/creatinina e GGT/creatinina que podem averiguar a função e lesão renal.

Levando em conta a variedade de informações fornecidas pelo E.Q.U, seu custo acessível e praticidade é um excelente exame para a avaliação médica do seu animal, desde que se conheça as limitações e possíveis fatores de interferências do teste

Escrito por: Cecília Maiero – Estagiária Blut’s

×